Jessie J

Jessica Ellen Cornish nasceu a 27 de Março de 1988 em Essex, Londres (Reino Unido), sendo mais conhecida pelo seu nome artístico – Jessie J.

Jessie J é cantora e compositora e começou a sua carreira no mundo da música desde muito cedo. Aos 16 anos foi estudar para a “BRIT School – The London School for Performing Arts & Technology” onde participou num grupo feminino intitulado de “Soul Deep”, ao mesmo tempo que tinha aulas de ballet.

Na escola sempre foi comparada com as suas duas irmãs mais velhas, que mantinham uma grande dedicação a nível académico enquanto ela preferia atividades relacionadas com o desenho, cabelo, maquilhagem, representação e, principalmente, a música. Aos 11 anos já era tão boa a cantar que excluíram-na do coro por cantar muito alto. Por volta dessa altura estreou-se em palco com “West End musical Whistle Down the Wind”.

normal_027E30~0-horz

Desde os 11 anos que lhe foi diagnosticado um batimento cardíaco irregular, tendo sofrido de um derrame cerebral aos 18 anos. A primeira música que escreveu relata um episódio passado aos 10 anos, num dos seus internamentos, em que um menino que se encontrava no mesmo quarto que ela faleceu numa operação e só aos 17 anos conseguiu escrever a música que tem como nome “Big White Room” e que está incluída no seu primeiro albúm “Who You Are”.

Aos 17 anos e prestes a lançar o seu primeiro single descobriu que a sua gravadora, “Gut Records”, com a qual mantinha contrato, faliu. Por algum tempo a Jessie manteve-se como compositora encontrando sucesso neste ramo mas nunca desistindo de iniciar a sua própria carreira como cantora a solo. E depois de várias tentativas falhadas para voltar a assinar com uma nova gravadora ela viajou para os Estados Unidos onde assinou contrato com a gravadora “Lava Records – Universal Republic” e pouco tempo depois assinou com a gravadora “Island Records” no Reino Unido, sendo a “Universal Music” a sua editora mundial.

Jessie já escreveu músicas para Chris Brown, Alicia Keys e Miley Cyrus. “Party in the USA”, escrita para a Miley Cyrus, ganhou o prémio de platina em vários países.

Jessie J começou a gravar o seu primeiro album “Who You Are” em 2005 e concluiu as gravações em Janeiro de 2011. No fim de 2010 Jessie lançou o seu primeiro single, “Do It Like a Dude”, single que foi número 2 no UK Singles Charts. O segundo single, “Price Tag”, foi lançado no fim de Janeiro, do mesmo ano e entrou para a tabela da Billboard Hot 100 como número 23. O album “Who You Are” foi lançado a 25 de Fevereiro de 2011 e entrou nos charts a 6 de Março, do mesmo ano, na posição número dois. “Domino” foi lançado como o segundo single nos EUA e entrou para o top 10 dos charts.

normal_027E30~0-horz

Em 2012 e 2013 a Jessie J foi jurada no programa The Voice UK. Jessie não entrou na terceira temporada do programa devido aos compromissos com a sua carreira. A mesma foi jurada em 2015 na quarta temporada do The Voice Australia.

Antes de trabalhar no seu segundo album, a Jessie J lançou uma auto-biografia com o nome ‘Nice To Meet You’, onde a própria escreve sobre como foi crescer com o problema cardíaco que lhe foi diagnosticado, o processo de criação de “Who You Are” e ainda partilha algumas curiosidades sobre a sua vida privada e infância.

normal_027E30~0-horz

A Janeiro de 2012 ela anunciou que tinha iniciado as gravações do seu segundo album, este que vinha a ser intitulado de “Alive” e lançado oficialmente a 23 de Setembro 2013 no Reino Unido e Europa.

O seu primeiro single, “Wild” foi lançado em Maio de 2013 e o segundo single “It’s My Party” foi mais tarde lançado em Setembro. Durante o mês de Outubro e Novembro a Jessie J iniciou a sua primeira arena tour pelo Reino Unido e Irlanda, intitulada de Alive Tour e sendo considerada uma das melhores tours do ano 2013.

normal_027E30~0-horz

Jessie J foi nomeada em 2011 para um BRIT Award na categoria Critic’s Choice, o qual ganhou, e em 2013 ganhou o prémio da Glamour Magazine para Editors Choice. Em 2013, a Jessie J rapa o cabelo em directo para o Red Nose Day de forma a angariar dinheiro para várias instituições de caridade.

normal_027E30~0-horz

A 14 de Outubro de 2014 a mesma lançou o seu terceiro album,“Sweet Talker”, este mostra uma evolução fantástica a nível vocal da cantora, tendo recebido várias criticas positivas em relação ao poder vocal da Jessie J e à fantástica produção das músicas. O primeiro single, “Bang Bang”, com a participação de Nicki Minaj e Ariana Grande, tornou-se num hit de verão e chegou ao número 3 do chart da Billboard.

Em Janeiro de 2015, a Jessie J deu vários concertos no Reino Unido para a Sweet Talker Tour, e nesse mesmo ano, mais tarde, a tour foi alargada pela Europa, Ásia, Austrália e América.

Durante o ano de 2016 foram vários os projectos dos quais a cantora fez parte – a 31 de Janeiro participou no espectáculo Grease: Live para o qual gravou a música “Grease Is The Word” e durante o mês de Fevereiro a mesma juntou-se ao espectáculo Art On Ice numa digressão pela Suíça.

Foi também em 2016 que ela estreou-se no mundo do cinema de animação dando a voz à personagem Brooke do filme Ice Age: Collision Course, e para o qual também gravou uma música exclusiva intitulada de “My Superstar”.

Como já havia feito em 2015, também em 2016 a Jessie J foi jurada no programa The Voice Australia confirmando mais tarde que em 2017 não iria voltar à cadeira vermelha.

Em Dezembro de 2016 a Jessie J anunciou finalmente a sua colaboração com a marca de maquilhagem Make Up For Ever, colaboração essa que deu resultado numa nova colecção de produtos que serão lançados durante o ano de 2017. E para divulgar esta colecção a mesma gravou uma cover e realizou um vídeo da música “Can’t Take My Eyes Off You”.

No inicio de 2017 a Jessie J compareceu a vários eventos alguns dos quais relacionados com a sua colaboração com a Make Up For Ever, durante todo o ano a mesma tem vindo a revelar detalhes sobre o seu próximo álbum, este que será escrito inteiramente por ela e produzido por DJ Camper.

A 21 de Junho é lançado o single solidário, “Bridge Over Troubled Water”, de apoio às vítimas do incêndio de Grenfell Tower, single esse do qual a cantora participou.

Mais tarde a 11 de Agosto a cantora lança uma nova música intitulada de “Real Deal” com o apoio da M&M’s, junto com esta música foi também lançado um lyric vídeo realizado pela própria Jessie J.

Texto escrito e editado por Juliana Maia e Joana Santos.